Ludicidade no 1º ano do Ensino Fundamental: percepção e prática das professoras

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)
  • Lizíria Gabriela Soares Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6669

Resumo

O presente estudo tem por finalidade ressaltar a importância do lúdico no 1º ano do Ensino Fundamental, bem como investigar a percepção e as práticas das professoras em relação à ludicidade na referida etapa de ensino. Estes aspectos tornam-se relevantes por tratar-se do período de transição entre Educação Infantil e Ensino Fundamental e esse contexto exerce diversas mudanças na vida escolar dos alunos, resultando em grandes desafios para todos que fazem parte desse processo. A abordagem teórica baseia-se em autores como Borba, Kishimoto, Maluf, Moyles, entre outros, os quais comprovam que as atividades lúdicas colaboram para o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em uma escola municipal de Naviraí (MS), em uma sala de 1º ano do Ensino Fundamental, com os cinco professores que atuavam na turma e seis crianças escolhidas aleatoriamente, sendo que os instrumentos utilizados foram observações e entrevistas gravadas. Durante as observações, constatou-se que três docentes não incorporam a ludicidade em sua prática e utilizam metodologias pouco atrativas para as crianças. Quanto à percepção dos professores, três apontaram dificuldades especialmente relativas aos recursos oferecidos pela escola. Outros destacaram a agitação dos alunos, e apenas dois docentes veem a ludicidade como um fator essencial para o desenvolvimento das crianças. Ao responder sobre as disciplinas de que mais gostam e por que mais gostam, três crianças citaram Educação Física e as outras mencionaram Informática, Artes e Inglês, respectivamente, sempre com a justificativa de que brincam, jogam, recortam, desenham e fazem cartazes.

Palavras-chave: ludicidade, Ensino Fundamental, prática docente.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição. Graduada em Pedagogia pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Professora Ajunta III da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí.

Lizíria Gabriela Soares Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV). Professora da Rede Municipal de Ensino de Naviraí – MS.

Downloads

Publicado

2014-09-19