As representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar

Autores

  • Adriano Charles Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ademir José Rosso Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.6625

Resumo

O artigo analisa as representações sociais dos alunos do 9° ano sobre a indisciplina escolar. O aporte teórico utilizado foi a abordagem dimensional (Moscovici, 2012), interpretada à luz dos estudos do desenvolvimento moral (Piaget, 1994). A metodologia é qualitativa, com análise de conteúdo. As informações foram coletadas mediante entrevista (N=64) realizada em três colégios públicos estaduais da educação básica de Ponta Grossa (PR), com script preparado a partir de triagens sucessivas das evocações levantadas em fase anterior de pesquisa sobre a abordagem estrutural da indisciplina escolar. Os dados foram interpretados com o auxílio da análise de conteúdo. Os resultados apontam para representações causais, coladas às representações de professores, com predominância da moral heterônoma e marcada por características psitacistas.

Palavras-chave: indisciplina, abordagem dimensional, desenvolvimento moral.

Biografia do Autor

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição.

Ademir José Rosso, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Ciências e Biologia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor da Licenciatura de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG.

Downloads

Publicado

2014-09-30