Os efeitos da ambivalência contemporânea no movimento social brasileiro: um estudo a partir das representações dos sem-terra em livros escolares

Autores

  • Andresa Silva da Costa Mutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.3551

Resumo

O artigo apresenta uma amostra da investigação realizada durante pesquisa de mestrado, quando se procurava mapear os modos como múltiplos artefatos culturais ensinam “verdades” acerca dos sujeitos envolvidos com o Movimento Sem-Terra. Problematiza, em especial, os diferentes atributos relacionados à identidade dos sem-terra postos em circulação na escola pública por meio de um livro didático de História distribuído pelo Estado. Entre as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas destacam-se as noções de representação, currículo e identidade, consideradas segundo o que por elas se entende na vertente pós-estruturalista dos Estudos Culturais em Educação. Os resultados obtidos apontam para o modo ambivalente como os sujeitos sem-terra foram representados na publicação escolar. O que permite discutir, ao final do artigo, a pertinência do movimento social em nossos dias e a complexidade da luta que os sem-terra ainda hoje se empenham em realizar.

Palavras-chave: currículo e identidade, ensino de História, Movimento Sem-Terra.

Biografia do Autor

Andresa Silva da Costa Mutz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em História, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS)

Bolsista do Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Downloads

Publicado

2014-09-19