Os outros como condição de aprendizagem: desafio para uma abordagem sociodinâmica da Educação Comparada
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2014.183.4109Resumo
Em Educação Comparada, os outros têm de ser fundamentais. Querendo assumir uma abordagem sociodinâmica, defendemos que ela deve submeter-se à premissa da aprendizagem compreensiva, o que significa o propósito declarado de alcançar novo conhecimento sobre realidades sociais complexas. Uma aprendizagem compreensiva não se compadece com qualquer tipo de autoritarismo, antes exige uma atitude de empenho intelectual na verificação da legitimidade do conhecimento produzido e na colocação de novas questões ou na utilização de outros métodos ou outras técnicas de investigação. A aprendizagem compreensiva é integradora e articuladora de conhecimentos, desenha-se processualmente, procurando sentido em informações variadas. Os outros aqui não são só os que se inscrevem na realidade em estudo, evidentemente incontornáveis. Eles também são os pares e outras pessoas, de diversa filiação disciplinar, cultural e ideológica que ponderam a problemática e se constituem como interlocutores mais ou menos ativos e mais ou menos influentes quer na produção, quer na regulação ou na verificação da consistência da aprendizagem.
Palavras-chave: Educação Comparada, abordagem sociodinâmica, pluralidade e interdisciplinaridade.
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