A intersubjetividade na relação pedagógica: espaço e tempo compartilhados
Resumo
Este estudo aborda elementos de Sociologia Fenomenológica em suas relações com a prática pedagógica, situação em que espaço e tempo são compartilhados por alunos e professores. As Ciências Sociais vêem a intersubjetividade de pensamento e ação como pressuposto: as pessoas agem em função umas das outras, a comunicação se efetiva por símbolos e signos, todos os grupos e instituições sociais são integrantes do mundo da vida. Os cientistas sociais têm desenvolvido formas de lidar com os fenômenos do inter-relacionamento social servindo-se da Filosofia e da Psicologia, melhor dizendo, da Filosofia Fenomenológica e da Psicologia Fenomenológica. O trabalho não pretende esgotar o tema que focaliza, mas apresenta uma estrutura conceitual que permite discutir, a partir da contribuição de autores que baseiam a Sociologia em abordagens da Fenomenologia Social, as relações sociais, de modo geral e, em particular, a interação na situação pedagógica. Ao abordar os conceitos básicos da Fenomenologia, este ensaio ocupar-se-á da realidade cognitiva incorporada aos processos humanos subjetivos e da qualidade da relação professor-aluno, no processo educativo. Buscando compreender os significados e motivações dos atores sociais, o fundamento teórico estará centrado na corrente fenomenológica estudada por Alfred Schutz.
Palavras-chave: consciência, experiência, intersubjetividade, relação face-a-face.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.