Explorando outros cenários: educação não escolar e pedagogia social
Resumo
Este ensaio pretende problematizar o termo “Pedagogia Social” tal como é empregado na Europa, mais especificamente na Espanha e Portugal, em comparação às práticas de educação não escolar construídas e consolidadas no Brasil. Propõe explorar possíveis convergências e/ou divergências existentes entre os pressupostos teórico-filosóficos e metodológicos de ambas as experiências. Trata-se, no entanto, de uma primeira aproximação de cunho teórico ao tema, motivada pela inserção das pesquisadoras em áreas de ensino, pesquisa e extensão que privilegiam práticas de educação historicamente (re)conhecidas como não formais. O texto também pretende refletir sobre estas intervenções educativas, estabelecendo com elas um diálogo no sentido de tensionar os seus contornos com diferentes áreas do conhecimento, ao mesmo tempo em que reitera a necessidade de um estudo que se debruce sobre a Pedagogia Social enquanto um conhecimento que ultrapassa fronteiras disciplinares e transversaliza práticas de educação não escolar.
Palavras-chave: educação, práticas de educação, educação não escolar, pedagogia social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.