Brincócio, ou aquilo que nasce do encontro entre o ócio com o brincar
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.29Resumo
Este ensaio teórico problematiza a captura do brincar nas escolas de Educação Infantil no contemporâneo neoliberal. Para tanto, parte de estudos da Pedagogia e da Filosofia da Educação para pensar a relação entre o brincar na escola infantil e a equipagem de uma vida digna. Defende-se que uma vida digna passaria por uma vida passível de luto, com base nos estudos de J. Butler; pelos modos como hoje é-se recebido no mundo, a partir dos estudos de H. Arendt; e por uma vida examinada, conforme as figuras de Sócrates e Sêneca tomadas por Foucault. Com essa composição, toma-se a vida digna considerando o conceito do cuidado de si em Foucault, sem a culpabilização individual ou a autorresponsabilização neoliberal por sucessos e fracassos, a pensar a relação entre a escola infantil, o brincar e o ócio na constituição do conceito de brincócio.
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