A construção de um corpo de conhecimento na formação de professores: perspectivas derivadas da África do Sul
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.17Palavras-chave:
conhecimento especializado, formação de professores, África do Sul.Resumo
A formação de professores é um campo relativamente jovem de investigação acadêmica que tende a reagir às mudanças nas políticas em vez de informá-las. Este artigo usa o contexto sul-africano para explorar como a concepção de conhecimento especializado da formação de professores pode evoluir em resposta à contestação política e educacional. Com base em Freire e Morrow, mostra como a transição da África do Sul do apartheid para a democracia criou o imperativo e a oportunidade de repensar os objetivos educacionais, as estruturas institucionais e as práticas pedagógicas. As transformações principais incluem a realocação da formação de professores para as universidades, o estabelecimento de redes de pesquisa e a criação de estruturas conceituais que respondam aos desafios locais e globais. O artigo argumenta que sustentar e promover o conhecimento sobre a formação de professores requer uma forte voz coletiva, envolvimento contínuo e crítico com políticas e pesquisa empírica que una o rigor conceitual com as realidades da prática em sala de aula.
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