Educação Integral e o Novo Ensino Médio: o que dizem os professores?
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.31Palavras-chave:
Educação Integral; Novo Ensino Médio; DocentesResumo
O estudo teve como objetivo comparar as percepções de professores sobre sua atuação nos modelos de Educação Integral e do Novo Ensino Médio. Fundamentado em referenciais teóricos sobre políticas educacionais e formação docente, adotou-se uma abordagem qualitativa descritiva, com análise de grupos focais. Participaram professores que atuaram nos dois modelos educacionais, analisados por meio de Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Os resultados destacaram convergências entre os modelos, como o foco no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, mas também identificaram desafios significativos, como a falta de infraestrutura e resistência à mudança. Professores relataram potencialidades na flexibilização curricular do Novo Ensino Médio e no impacto socioemocional da Educação Integral, mas apontaram dificuldades na adaptação às novas demandas. O estudo conclui que ambos os modelos possuem potencial transformador, desde que apoiados por políticas públicas consistentes que promovam formação continuada e recursos adequados.
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