A atuação teatral na vivência escolar: uma contribuição da linguagem artística para o ensino de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.05

Palavras-chave:

linguagem teatral, interdisciplinaridade, ensino de ciências, ensino de arte

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de Arte, via atuação teatral, como possibilidade de interação e significação de conceitos de Arte e de Ciências da Natureza em uma perspectiva histórico-cultural. Compreende-se a necessidade de envolver no ensino da arte uma ampla diversidade de expressões artísticas as quais contribuem no desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes e na compreensão das diversas áreas do conhecimento, em especial ciências da natureza. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de revisão bibliográfica e desenvolvimento de aulas em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos criaram performances como modo de articular a linguagem do corpo com aspectos biológicos e culturais. Os resultados indicam que a atuação teatral contribui para o ensino interdisciplinar. A pesquisa possibilitou pensar sobre as interfaces entre ensino de Arte e Ciências da Natureza diante do aspecto da expressão corporal voltada para a linguagem teatral.

Biografia do Autor

Eva Teresinha de Oliveira Boff, UNIJUI

Doudora em Educação em CIências/UFRGS. Professora pesquisadora do PPG em Educação nas Ciências/Unijui e colaboradora do PPG em Educação em Ciências/UFRGS.

Marcia Ines Hartmann, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós graduação em Educação nas Ciências/ Unijui. Professora de Educação Básica vinculada a Prefeitura Municipipal de Santa Rosa

Alisson Vercelino Beerbaum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação nas Ciências pelo PPG em Educação nas Ciências/Unijui. Professor de Educação básica vinculado a 36ª Coordenadoria de Educação.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos