A atuação teatral na vivência escolar: uma contribuição da linguagem artística para o ensino de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.05Palavras-chave:
linguagem teatral, interdisciplinaridade, ensino de ciências, ensino de arteResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de Arte, via atuação teatral, como possibilidade de interação e significação de conceitos de Arte e de Ciências da Natureza em uma perspectiva histórico-cultural. Compreende-se a necessidade de envolver no ensino da arte uma ampla diversidade de expressões artísticas as quais contribuem no desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes e na compreensão das diversas áreas do conhecimento, em especial ciências da natureza. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de revisão bibliográfica e desenvolvimento de aulas em duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Os alunos criaram performances como modo de articular a linguagem do corpo com aspectos biológicos e culturais. Os resultados indicam que a atuação teatral contribui para o ensino interdisciplinar. A pesquisa possibilitou pensar sobre as interfaces entre ensino de Arte e Ciências da Natureza diante do aspecto da expressão corporal voltada para a linguagem teatral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.