Ser estudante com deficiência na pós-graduação em Educação: narrativas de uma experiência de inclusão
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.06Palavras-chave:
Inclusão; Educação Superior; Narrativas; Pós-graduação stricto sensu.Resumo
O que conta um estudante com deficiência visual na pós-graduação stricto sensu sobre as experiências vividas nesse contexto? A preocupação encontra-se no centro deste escrito, sustentada na constatação da crescente entrada de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com o ingresso desses estudantes alguns desafios tornam-se latentes, a exemplo da necessidade de extinção das barreiras arquitetônicas e atitudinais, adequações no currículo, nas estratégias metodológicas e de avaliação que assegurem a equidade e uma educação pública humana, democrática e voltada para a permanência com qualidade desse segmento. Nesta direção, este artigo objetiva refletir sobre as narrativas de um estudante com deficiência visual acerca das suas percepções, enfocando os desafios e avanços vivenciados no quadro de sua constituição como estudante com deficiência na pós-graduação stricto sensu em Educação. A análise decorre de pesquisa empírica de abordagem qualitativa configurada como um estudo de caso único (STAKE, 2011), precisamente o primeiro mestrando com deficiência visual ingresso nesse âmbito em uma universidade pública estadual no Nordeste brasileiro. Os dados foram produzidos mediante entrevista narrativa (NACARATO E PASSEGGI, 2013) com esse estudante. Os resultados evidenciam que muitos ainda são os desafios vividos no chão da universidade para a garantia da inclusão dos alunos com deficiência nesse espaço, sendo urgente a adoção de estratégias no sentido de visibilizar e valorizar os estudantes com deficiência como sujeitos capazes e com potenciais para se desenvolver e (con)viver em sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.