Ser estudante com deficiência na pós-graduação em Educação: narrativas de uma experiência de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.06

Palavras-chave:

Inclusão; Educação Superior; Narrativas; Pós-graduação stricto sensu.

Resumo

O que conta um estudante com deficiência visual na pós-graduação stricto sensu sobre as experiências vividas nesse contexto? A preocupação encontra-se no centro deste escrito, sustentada na constatação da crescente entrada de estudantes com deficiência na Educação Superior. Com o ingresso desses estudantes alguns desafios tornam-se latentes, a exemplo da necessidade de extinção das barreiras arquitetônicas e atitudinais, adequações no currículo, nas estratégias metodológicas e de avaliação que assegurem a equidade e uma educação pública humana, democrática e voltada para a permanência com qualidade desse segmento. Nesta direção, este artigo objetiva refletir sobre as narrativas de um estudante com deficiência visual acerca das suas percepções, enfocando os desafios e avanços vivenciados no quadro de sua constituição como estudante com deficiência na pós-graduação stricto sensu em Educação. A análise decorre de pesquisa empírica de abordagem qualitativa configurada como um estudo de caso único (STAKE, 2011), precisamente o primeiro mestrando com deficiência visual ingresso nesse âmbito em uma universidade pública estadual no Nordeste brasileiro. Os dados foram produzidos mediante entrevista narrativa (NACARATO E PASSEGGI, 2013) com esse estudante. Os resultados evidenciam que muitos ainda são os desafios vividos no chão da universidade para a garantia da inclusão dos alunos com deficiência nesse espaço, sendo urgente a adoção de estratégias no sentido de visibilizar e valorizar os estudantes com deficiência como sujeitos capazes e com potenciais para se desenvolver e (con)viver em sociedade.

Biografia do Autor

Elivana Vieira de Souza, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestranda em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará(UECE)

Giovana Maria Belém Falcão, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Doutora em Educação pelo PPGE/UECE.

Isabel Sabino, UECE-Universidade Estadual do Ceará/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Centro de Educação (CED) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga (UECE). Doutora em Educação Brasileira (UFC), com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília (UNB). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPq). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Trabalho (GT 8) Formação de Professores da ANPEd.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos