Manoel Dantas e a Educação: Faculdade de Direito do Recife e imprensa do Rio Grande do Norte entre 1889 e 1923
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2024.281.14Resumo
Este artigo visibiliza o intelectual Manoel Gomes de Medeiros Dantas (1867-1924), que atuou sobre e na instrução pública do final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, no Rio Grande do Norte. Para tanto, focalizamos na sua formação na Faculdade de Direito do Recife e na sua atuação na imprensa potiguar, a exemplo de O Povo, A República e O Rio Grande do Norte, quando difundiu suas ideias educacionais no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, servindo de fonte para este estudo. Elegemos como fundamentos teóricos-metodológicos Sirinelli (2003), Bobbio (1997) e Certeau (2011) por meio das noções de intelectual e operação historiográfica, respectivamente. Compreendemos que Manoel Dantas se consagrou como um intelectual comprometido com um discurso educacional liberal e progressista de feição republicana, de modo que se constituiu na monumentalização da memória republicana no estado do Rio Grande do Norte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.