Uma breve recuperação das lutas em prol da formação, reconhecimento e valorização dos educadores sociais na perspectiva da Educação Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.09

Palavras-chave:

Educadores Sociais, Educação Popular, Pedagogia Social

Resumo

O artigo aborda a importância dos educadores sociais no Brasil, focando na Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA). Objetiva analisar a trajetória desses profissionais, destacando sua formação, reconhecimento e valorização a partir da AEPPA. Utiliza a metodologia de sistematização de experiências, integrando teoria e prática da Educação Popular. Revela que iniciativas da AEPPA contribuem significativamente para a valorização dos educadores sociais, promovendo formação qualificada e lutando pela regulamentação da profissão. Conclui ressaltando a importância da AEPPA na formação e reconhecimento desses profissionais, fundamentais para políticas sociais inclusivas e transformadoras.

Biografia do Autor

Fernanda dos Santos Paulo, Associação de Educadores Populares de Porto Alegre ( Aeppa). IFRS Alvorada

Educadora Popular, pedagoga, mestre em educação pela UFRGS e doutoranda em educação pela Unisinos.

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos