Uma terra dourada de tanto ouro: educação católica germânica nos séculos XIX e XX
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.07Palavras-chave:
educação católica, imigrantes alemães, ParanáResumo
Se a presença e sedentarização germânica e teuto-brasileira, nos variados polos de atração do sul do Brasil já recebeu bastante atenção da historiografia competente, o presente artigo, centra seu foco mais no polo de repulsão do que no de atração destes imigrantes. O objetivo é tentar traçar um panorama das ideias que mobilizaram uma expansão missionária germânica tendo em vista a disseminação pelo mundo do catolicismo romanizado que, por sua vez, engendrava os currículos e as práticas das escolas que atendiam a comunidade germânica e teuto brasileira no Paraná. Assim, num primeiro momento procura-se caracterizar o contexto histórico de repulsão de emigrantes germânicos em direção ao sul do Brasil para, num segundo momento, compreender o campo das ideias, tensões e distensões da Igreja Católica do período que veio a formar e influenciar a mentalidade missionária germânica católica exportada e incorporada em múltiplas escolas teuto-braisleiras.
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