Uma terra dourada de tanto ouro: educação católica germânica nos séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.07

Palavras-chave:

educação católica, imigrantes alemães, Paraná

Resumo

Se a presença e sedentarização germânica e teuto-brasileira, nos variados polos de atração do sul do Brasil já recebeu bastante atenção da historiografia competente, o presente artigo, centra seu foco mais no polo de repulsão do que no de atração destes imigrantes. O objetivo é tentar traçar um panorama das ideias que mobilizaram uma expansão missionária germânica tendo em vista a disseminação pelo mundo do catolicismo romanizado que, por sua vez, engendrava os currículos e as práticas das escolas que atendiam a comunidade germânica e teuto brasileira no Paraná. Assim, num primeiro momento procura-se caracterizar o contexto histórico de repulsão de emigrantes germânicos em direção ao sul do Brasil para, num segundo momento, compreender o campo das ideias, tensões e distensões da Igreja Católica do período que veio a formar e influenciar a mentalidade missionária germânica católica exportada e incorporada em múltiplas escolas teuto-braisleiras.

Biografia do Autor

Andre Luiz Moscaleski Cavazzani, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Graduado e mestre em história cultura e sociedade (UFPR). Doutor em histórica social (USP)
pós doutor em História (UFPR). Especialista em psicomotricidade relacional. Professor do PPGENT UNINTER. 

Desiré Luciane Dominschek, CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Doutorado em Educação na área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) participa do grupo de estudos;História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).Mestre em Educação na área de concentração: História e Historiografia da Educação,pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico e Ciência Política pela (UFPR) ;graduada em pedagogia pela mesma instituição.Professora de História da Educação do Centro Universitário Internacional Uninter ,com experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação. Atuando nos seguintes temas: história das instituições escolares, história do ensino profissional, reflexões sobre a pesquisa e prática pedagógica. Atualmente coordena o setor de Pesquisa e publicações acadêmicas e o Comitê de Ética da Uninter , também é coordenadora Institucional do Programa de Iniciação a docência da UNINTER - na graduação atua com os fundamentos da educação : História da Educação Metodologia da pesquisa científica , Políticas Educacionais.Pertence as seguintes associações acadêmicas : Sociedade Brasileira de História da Educação - SBHE ,Associação Nacional de História - ANPUH, Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação - ANPED, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos