A epistemologia da pesquisa interventiva em educação e seus reflexos na pesquisa-ação e pesquisa participante
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.01Palavras-chave:
Epistemologia da Pesquisa Interventiva, Pesquisa-ação, Pesquisa participanteResumo
Analisa os fundamentos da pesquisa interventiva em educação na pós-graduação stricto sensu, modalidade profissional, colocando a questão da natureza da pesquisa a partir da classificação das ciências em teórica, produtiva e prática, a partir de Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes e outros, entendendo que a natureza da pesquisa tem vinculação estreita com essa classificação. Definimos a pesquisa básica como produção de novos conhecimentos. A pesquisa aplicada emprega os conhecimentos da pesquisa básica em educação para produzir artefatos e inovações de tecnologia social e educativa, enquanto a pesquisa prática visa à mudança da situação-problema verificada, teorizando a relação ação e mudança. Assume a terminologia de pesquisa interventiva e conceitua e diferencia a intervenção formativa da prescritiva, como objeto de estudo, exemplificando a partir da pesquisa-ação e pesquisa participante.
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