A epistemologia da pesquisa interventiva em educação e seus reflexos na pesquisa-ação e pesquisa participante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.01

Palavras-chave:

Epistemologia da Pesquisa Interventiva, Pesquisa-ação, Pesquisa participante

Resumo

Analisa os fundamentos da pesquisa interventiva em educação na pós-graduação stricto sensu, modalidade profissional, colocando a questão da natureza da pesquisa a partir da classificação das ciências em teórica, produtiva e prática, a partir de Aristóteles, Tomás de Aquino, Francis Bacon, Descartes e outros, entendendo que a natureza da pesquisa tem vinculação estreita com essa classificação. Definimos a pesquisa básica como produção de novos conhecimentos. A pesquisa aplicada emprega os conhecimentos da pesquisa básica em educação para produzir artefatos e inovações de tecnologia social e educativa, enquanto a pesquisa prática visa à mudança da situação-problema verificada, teorizando a relação ação e mudança. Assume a terminologia de pesquisa interventiva e conceitua e diferencia a intervenção formativa da prescritiva, como objeto de estudo, exemplificando a partir da pesquisa-ação e pesquisa participante.

Biografia do Autor

Antonio Pereira, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação, Programa de Pós-GRaduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Professor e Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos