Análise das interações e argumentos falados elaborados por estudantes do ensino superior a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.03

Palavras-chave:

Argumentação;, Interações;, Educação.

Resumo

Este artigo visa contribuir para o aprofundamento da discussão sobre interações e argumentação em torno da seguinte questão: os estudantes conseguem, a partir das interações em aula, elaborar argumentos de qualidade? Nessa pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos a pesquisa de campo com intuito de desenvolver argumentação por meio de interações em uma aula expositiva e dialogada em um curso de Sistemas de Informação. A análise estrutural dos argumentos dos estudantes foi realizada com base no Padrão Argumentativo de Toulmin (2006) e análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam que a as interações mais elaboradas aconteceram em maior número, mas o que predominou em suas falas foram os argumentos simples, seguidos dos incompletos e complexos e que, os estudantes se engajaram satisfatoriamente na aula e conseguiram, por meio das interações, sustentar seus argumentos e construir argumentos de boa qualidade.

Biografia do Autor

Milena Silveira Resende, Universidade Federal de Jataí

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Jataí, linha de pesquisa: Cultura e Processos de Ensino e Aprendizagem. Graduada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário de Mineiros (2001). Realizou Especialização em Magistério Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (2004) e Especialização em Gestão e Docência Universitária (2020). É docente efetiva no curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação e Língua Inglesa Instrumental.

Wesley Fernandes Vaz, Universidade Federal de Jataí

Doutor (2012) e Mestre (2007) em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Goiás (2005). É professor associado da Universidade Federal de Jataí (UFJ) atuando nos cursos de graduação em Química, no Mestrado em Química e no Mestrado em Educação desta Universidade. Tem experiência na Área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, Educação em Ciências, alfabetização científica, materiais de ensino, processo de ensino aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação (TIC).

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos