Análise das interações e argumentos falados elaborados por estudantes do ensino superior a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.03Palavras-chave:
Argumentação;, Interações;, Educação.Resumo
Este artigo visa contribuir para o aprofundamento da discussão sobre interações e argumentação em torno da seguinte questão: os estudantes conseguem, a partir das interações em aula, elaborar argumentos de qualidade? Nessa pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos a pesquisa de campo com intuito de desenvolver argumentação por meio de interações em uma aula expositiva e dialogada em um curso de Sistemas de Informação. A análise estrutural dos argumentos dos estudantes foi realizada com base no Padrão Argumentativo de Toulmin (2006) e análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados apontam que a as interações mais elaboradas aconteceram em maior número, mas o que predominou em suas falas foram os argumentos simples, seguidos dos incompletos e complexos e que, os estudantes se engajaram satisfatoriamente na aula e conseguiram, por meio das interações, sustentar seus argumentos e construir argumentos de boa qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.