O Programa Mais Educação e a temática LGBTQIA+fobia nos Trabalhos Colaborativos de Autoria na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.02Palavras-chave:
Mais Educação Program; Collaborative Work of Authorship; LGBTQIA phobiaResumo
O artigo discute o Programa Mais Educação e o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), adotados em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Eles possibilitaram que diversas escolas desenvolvessem projetos pedagógicos voltados às questões de gênero e sexualidade a partir das demandas dos próprios estudantes. Nesse texto problematizamos às experiências vivenciadas por três instituições de ensino que se dedicaram a combater a LGBTQIA+fobia. A pesquisa realizou-se a partir do método qualitativo, com abordagem etnográfica (Mattos, 2011). O território de pesquisa é o Distrito de Cidade Tiradentes, pertencente ao bairro de Guaianases, Zona Leste da capital paulista. As pesquisas que tocam no tema Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) ainda são poucas e não se debruçaram para as questões de gênero e sexualidade de forma específica. Portanto, acreditamos que este artigo pode colaborar para que essas reflexões se tornem mais presentes no cotidiano escolar, como também, encorajar docentes a propor novas abordagens sobre gênero e sexualidade na escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.