O Programa Mais Educação e a temática LGBTQIA+fobia nos Trabalhos Colaborativos de Autoria na cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2025.291.02

Palavras-chave:

Mais Educação Program; Collaborative Work of Authorship; LGBTQIA phobia

Resumo

O artigo discute o Programa Mais Educação e o Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), adotados em 2014 pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Eles possibilitaram que diversas escolas desenvolvessem projetos pedagógicos voltados às questões de gênero e sexualidade a partir das demandas dos próprios estudantes. Nesse texto problematizamos às experiências vivenciadas por três instituições de ensino que se dedicaram a combater a LGBTQIA+fobia. A pesquisa realizou-se a partir do método qualitativo, com abordagem etnográfica (Mattos, 2011). O território de pesquisa é o Distrito de Cidade Tiradentes, pertencente ao bairro de Guaianases, Zona Leste da capital paulista. As pesquisas que tocam no tema Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) ainda são poucas e não se debruçaram para as questões de gênero e sexualidade de forma específica. Portanto, acreditamos que este artigo pode colaborar para que essas reflexões se tornem mais presentes no cotidiano escolar, como também, encorajar docentes a propor novas abordagens sobre gênero e sexualidade na escola.

Biografia do Autor

Lenilson de Souza Thomaz, Diversitas/USP

Mestre em Humanidades pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas/USP. Arte-educador e professor da Rede Municipal de Educação de São Paulo. 

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora/Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e é líder do MIRADA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Visualidades, Interculturalidade e Formação Docente. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades do Diversitas/USP. 

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Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Artigos