A Educação para a Paz Global e Sustentável: um imperativo ético da Agenda 2030

Autores

  • Isabel Baltazar ISEC LISBOA/IHC NOVA
  • Ana Paula Oliveira Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.08

Palavras-chave:

Educação; Paz; Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Quando falamos de Educação para a Paz, não podemos deixar de falar de uma Educação para a Paz Global, na medida em que vivemos nessa “aldeia global”, em que os conflitos locais têm efeitos globais, sendo impossível isolar a paz num determinado espaço, bem como não podemos isolar a guerra, sempre com consequências à escala planetária. Por outro lado, qualquer conflito humano ou natural, também tem consequências globais na sustentabilidade do planeta. Por isso, a Paz é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para cuidar das pessoas e do planeta. A Agenda 2030 está em curso e não podemos esperar mais tempo para Educar para esta Paz Global e Sustentável. Trata-se de uma Educação para todos, embora a Escola seja um alicerce fundamental. O grande desafio da Educação para a Paz no Século XXI, é a Cidadania pela Paz, comprometendo todos os estados e pessoas.

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Publicado

2023-02-01

Edição

Seção

Dossiê: Educação para a paz e para o pacifismo