Processos de um corpo ambiental: diálogos paradigmáticos para a educação ambiental a partir de uma natureza incorporada
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.24Palavras-chave:
sentidos, incorporação, ambienteResumo
Os desafios crescentes, relacionados as questões humanas e ambientais são contínuos e múltiplos. Considerando que, embora a humanidade insista em viver o equívoco de separatividade, em relação a natureza, os resultados desse exercício de negação produzem consequências e efeitos comuns, já que ambas, coexistem e compartilham um mesmo lugar de existência, o planeta Terra. O artigo apresenta como objetivo instar a incorporação ambiental baseada em lógicas relacionais dialógicas, apresentando estudos relacionados as dimensões humanas, no que tange a produção de sentidos e a incorporação ambiental. Convida, à mesa de diálogos, as emoções, os sentidos, os motivos e a motivação, além do interacionismo simbólico. Propõe uma estruturação, para as dimensões básicas do Paradigma Relacional da Vida (PRV), indicando, entre outas, a atenção, a sensibilização e a afetação, no processo de produção de sentidos, como dispositivos basilares para criação de vínculos ambientais.
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