Propostas de ensino sobre registros avaliativos em treze cursos de formação de professores em educação física na América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.16

Palavras-chave:

Registros avaliativos;, Formação de professores em educação física, América Latina

Resumo

O artigo objetiva analisar e discutir as prescrições para o ensino de registros avaliativos nos planos de disciplinas de 13 cursos de formação de professores em Educação Física de sete países da América Latina de língua espanhola. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, fundamentada na análise crítico-documental e no método comparativo para identificar semelhanças e diferenças nas prescrições dos planos. Os resultados indicam o uso variado de conceitos remetendo as práticas avaliativas e a forma como foram prescritos pelas diferentes disciplinas, reforça a confusão semântica que eles podem gerar na vida dos estudantes dos cursos e, consequentemente, a dificuldade de colocar em prática cada um deles segundo sua finalidade. Conclui que o estudo das prescrições de registros avaliativos ajuda a fomentar discussões no âmbito acadêmico trazendo contribuições para avançar no campo teórico (conceitual) que permitam acrescentar-lhes certa unidade.

Biografia do Autor

Ronildo Stieg, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Avaliação Educacional, Currículo e Formação de Professores. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física - PROTEORIA.

Wagner dos Santos , Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física; do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado e Doutorado) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2023-05-07

Edição

Seção

Artigos