A universidade na disputa entre saber gerenciado e conhecimento formativo: o caso da reforma universitária alemã
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.12Palavras-chave:
Palavras-chave: Universidade. Conhecimento. Esclarecimento. Formação.Resumo
O artigo concentra-se em investigar o debate contemporâneo acerca de concepções de universidade, tomando como referência a crítica que Reinhard Brand faz à reforma universitária alemã, realizada bem nos trilhos do Acordo de Bolonha (1998). Dividindo-se em duas partes, investiga na primeira a noção de saber gerenciado que passa a predominar na universidade alemã, depois da reforma. Também busca analisar, brevemente, duas consequências educacionais que resultam do monopólio do saber gerenciado. Na segunda parte trata da universidade do conhecimento formativo, reconstruindo seu aspecto nuclear que repousa no vínculo moderno entre esclarecimento e formação. Conclui realçando a importância de se retomar criticamente o sentido clássico moderno de universidade do conhecimento formativo, para vertê-lo reflexivamente contra o monopólio atual do saber gerenciado.
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