Padre António d’Oliveira (1867-1923): pedagogo social, paladino da proteção à infância e da intervenção socioeducativa aos menores institucionalizados, nos inícios do século XX
(Contributions to the History of Social Education in Portugal).
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.13Palavras-chave:
Padre António d’Oliveira; proteção à infância; pedagogia reeducativaResumo
Este ensaio, de teor histórico-educativo e de metodologia hermenêutica analítica, aprofunda e revisita pensamento e ação socioeducativa sobre a criança/infância no Padre António d’Oliveira (1867-1923), com recurso aos seus escritos e fontes secundárias. Elencamos os seguintes objetivos: compreender a figura, obra e pensamento do Pe. Oliveira; identificar o Pe. Oliveira como pedagogo/educador social pelas suas ações de intervenção com menores institucionalizados; analisar a estrutura da Lei de Proteção à Infância, da qual foi mentor, na sua estrutura e tipologia tutelar; analisar o programa educativo de intervenção para menores institucionalizados. Contribuiremos, com o delineamento da interpretação, para a proteção e reeducação de menores para a História da Educação Social. A sua pedagogia social apresenta processos reeducativos destinados a superar, equilibrar e prevenir os menores em marginalização, desviação e exclusão social, com intuito de promover a proteção da criança/infância.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.