Trabalho docente no ensino superior e suas relações com o processo saúde-doença: análise da literatura recente
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.26Palavras-chave:
Trabalho docente, ensino superior, processo saúde-doençaResumo
Conhecer a relação entre trabalho, saúde e doença é importante para identificar a influência das condições e características do trabalho do professor no ensino superior sobre o processo saúde-doença. O artigo teve como objetivo sistematizar estudos sobre o trabalho docente no ensino superior e sua relação com a saúde. Trata-se de um estudo descritivo, com revisão sistemática da literatura publicada nos últimos cinco anos, usando os termos de busca docente, trabalho docente, processo saúde-doença e saúde. Os resultados mostraram 20 artigos, que indicaram condições de trabalho capazes de influenciar a saúde, como sobrecarga de atividades, longa jornada, relações interpessoais, competitividade e dualidade do trabalho. Foram destacados problemas de saúde mental: Síndrome de Burnout, estresse, ansiedade, depressão e alterações do sono. Percebeu-se que as condições de trabalho docente assumem estreita relação com a saúde, permitindo novos estudos sobre o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.