Educação para a cidadania global ética: do neoliberalismo a uma pedagogia baseada em valores
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2022.261.01Resumo
Este artigo propõe uma estrutura de educação para a cidadania global (ECG) ética, apresentando as cinco dimensões seguintes: criação de valores, progressão da identidade, envolvimento coletivo, disposição glocal e mentalidade intergeracional. A ECG ética fundamenta-se em uma multiplicidade de obras críticas para identificar características de cada uma dessas dimensões. Vai além dos princípios neoliberais/orientados ao mercado, em direção a perspectivas éticas que promovem a responsabilidade social, a justiça, os direitos humanos e a sustentabilidade glocal. Com maior desenvolvimento teórico e estratégias para implementação, a estrutura tem o potencial de ser estendida em futuras pesquisas e na avaliação dos complexos processos de ensino e aprendizagem envolvidos na ECG, especialmente sob uma perspectiva baseada em valores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.