Ambiências interativas como aportes para (re)pensar a organização dos tempos na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.14

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a organização dos tempos na Educação Infantil, construídas com um grupo de professoras, no ano de 2020, no contexto de revisão da Proposta Pedagógica da rede de ensino de um município do oeste de Santa Catarina. Os estudos temáticos, realização de reuniões e elaboração do documento/proposta final compuseram a metodologia adotada pelo estudo, que objetivou discutir e elaborar estratégias de articulação entre tempos, espaços e relações pedagógicas e educativas, pautadas na valorização da vida cotidiana para a (re)organização da rotina diária nas instituições. Os resultados destacam a articulação entre as dimensões estruturantes da prática: tempos e espaços, por meio da constituição de ambiências interativas e sustentáveis, que possibilitam a realização de práticas em pequenos grupos, ampliam o protagonismo e a participação infantil, em uma jornada cotidiana que busca o equilíbrio entre os momentos optativos e os momentos essencialmente conduzidos.

 

Palavras-chave: Ambiência; Tempos; Educação Infantil.

Biografia do Autor

Erone Lanes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai - Uri/Frederico Westphalen

Doutoranda em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação PPGEDU - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões - URI - Frederico Westphlen. Bolsista CAPES/Prosuc.

Joce Daiane Borilli Possa, Universidade Regional Comunitária de Chapecó

Mestre em Educação pela Universidade Regional Comunitária da Região de Chapecó/UNOCHAPECÓ. Atualmente é professora da rede municipal de Chapecó.

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Publicado

2023-05-07

Edição

Seção

Artigos