Relações entre escolas, famílias e políticas educacionais: uma complexa rede de relações em um campo de disputas na constituição de ideias e discursos
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2023.271.23Palavras-chave:
relação escola-família, políticas públicas, educação básicaResumo
As relações escolas-famílias nascem com a escolarização das crianças e com o contato entre essas duas instituições. As ideias e os discursos sobre como escolas e famílias devem se relacionar definem-se, porém, a partir de diferentes saberes e estratégias ao longo da história, das interações complexas e dos interesses dos atores das escolas, das famílias, da sociedade e do Estado. Assim, este artigo visa analisar as relações entre escolas, famílias, políticas educacionais e a constituição de discursos a partir de uma pesquisa bibliográfica. Foucault e Ball ajudam a entender que as ideias, os discursos, as estratégias para escolas e famílias se relacionarem não são frutos do acaso, mas de interações complexas que se estabelecem nessa rede e são carregadas de identidades, interesses, coalizões, tensões, conflitos, resistências, acomodações e são expressas nos textos das políticas educacionais.
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