Internacionalização da Educação Superior: um convite à leitura de Jane Knight

an invitation to read Jane Knight

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.19

Palavras-chave:

Resenha, Internacionalização, Educação Superior, Jane Knight

Resumo

A internacionalização é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das discussões sobre educação superior. Nesta resenha convidamos à leitura de “Internacionalização da educação superior: conceitos, tendências e desafios”, primeira obra escrita por Jane Knight traduzida para língua portuguesa. A publicação é fruto da parceria entre a autora e o Centro de Estudos Internacionais em Educação do PPG de Educação-Unisinos. Jane Knight, professora e pesquisadora vinculada ao Ontario Institute for Studies in Education (OISE-University of Toronto), tem dedicado sua carreira a compreender e qualificar as discussões em torno da Internacionalização da Educação, sendo uma das primeiras autoras a definir teoricamente este conceito.

Biografia do Autor

Suiane Costa Alves, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação. Professora de Metodologia do Ensino de Química da UFC/UAB, Professora de Química da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, atuando no Núcleo de Tecnologia Educacional como Técnica em Formação Docente da CREDE 1. Coordenação e tutoria do Curso de Formação de Ciências da Natureza, Formadora Regional do Curso Competências Digitais para a Docência e do Programa MAIS PAIC Ciências da Crede 1/SEDUC.

Carolina Schenatto da Rosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CNPq e mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), com bolsa CAPES. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem interesse pelos seguintes temas: estudos de(s)coloniais, interculturalidade, cidadania, migrações e pensamento pedagógico latino-americano. Integra o Grupo de Pesquisa Mediações Pedagógicas e Cidadania e o Grupo de Pesquisa em Educação Interultural.

José de Caldas Simões Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA em 2019. Técnico em Auxiliar de Fiscalização Ambiental pelo Instituto Tecnológico Brasileiro em 2017. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2015, Especialista em Gestão Escolar com ênfase em Psicologia da Aprendizagem pela Faculdade Evangélica do Piauí em 2014, Especialista em Prática Docente do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Patos em 2013. Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio em 2012. Vice Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade do Departamento de Educação Física da UNILEÃO desde 2016. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Lazer e Sociedade; Pedagogia do Esporte; Formação de Professores; Gestão de Lazer e Meio Ambiente e Corpo, Sexo e Gênero na Educação Física.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

Resenhas