O Modelo de educação rural norte-americano para o Brasil: o Ponto IV (1955- 1959)
Has there been a transfer of educational and training models?
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.22Palavras-chave:
Missões rurais, Cooperação técnica internacional, Ponto IVResumo
Este artigo visa investigar como o Ponto IV, um Projeto desenvolvido entre os anos de 1950 a 1960, estabeleceu uma possível transferência de modelos e formação educacional no meio rural brasileiro. Metodologicamente, a pesquisa analisa as publicações da Campanha Nacional de Educação Rural - RCNER, com foco nas ações e discussões sobre o “Ponto IV”, notadamente aquelas publicadas nos anos de 1955 a 1959, além de artigos científicos, páginas de website, entre outros. Conclui-se que, nas páginas da RCNER, o Ponto IV foi retratado como um projeto que tinha finalidade de "resolver" a o analfabetismo que grassava no meio rural, com a finalidade de “modernizar” as práticas agrícolas. Contudo, por trás desses intuitos o que efetivamente se buscava era influenciar e modificar as formas de viver dos rurícolas brasileiros, em suma, possibilitar uma influência dos modelos americanos de educação rural no Brasil, com uma pretensa promessa de “salvação” cheia de interesses não declarados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.