Corpo, educação e identidade em comunidades quilombolas
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.29Palavras-chave:
Corpo; Identidade quilombola; Educação QuilombolaResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel que o corpo pode assumir nos processos de construção identitária em comunidades quilombolas, por meio da observação de diferentes práticas educativas nas quais tais grupos estão inseridos. Foi desenvolvido a partir de uma apresentação da bibliografia disponível sobre as interfaces analíticas possíveis entre corpo, educação e identidade quilombola, bem como através da explanação de alguns dados de campo, que dialogam com essa temática, relativos ao contexto de duas comunidades quilombolas do estado do Rio de Janeiro. Percebe-se o protagonismo do corpo, por meio de determinadas práticas culturais/corporais, ou de processos formativos/educativos diferenciados voltados a ele, na construção e afirmação das identidades quilombolas de algumas comunidades do país. Entretanto, vale ressaltar a ausência de pesquisas que debatam o papel do corpo na Educação Escolar Quilombola, o que indica uma agenda de pesquisa ainda a ser constituída.
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