Avaliação da extensão universitária: o papel dos fóruns nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.23

Resumo

Este artigo estuda a avaliação da Extensão Universitária, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Extensão se fortaleceu nas IES brasileiras ao longo das décadas, como expressão de sua responsabilidade com a transformação social. Entretanto, o SINAES relega as atividades de Extensão a um segundo plano. Assim, tem-se como objetivo investigar o processo de avaliação da Extensão Universitária no âmbito dos fóruns nacionais, FOPROEX, FOREXT e FOREXP, à luz do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. A opção metodológica em uma abordagem qualitativa, inclui revisão da literatura, com análise documental dos fóruns nacionais. Constatou-se que o SINAES, enquanto política pública, demonstra fragilidade em subsidiar as universidades nesse campo, e que não há, no contexto dos fóruns, proposta que abarque a complexidade da Extensão Universitária, apesar do perceptível avanço em pensar uma avaliação coesa, útil e justa. 

Biografia do Autor

Marina Piason Breglio Pontes, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação (2021). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2016), Especialista em Gestão em Serviços de Saúde pela Unicamp (2015) e Especialista em Hotelaria Hospitalar pela Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2007). Possui graduação em Administração de Empresas - Hab. Administração Hoteleira pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Coordenadora de Cursos de Extensão e docente da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas); consultora em hospitalidade e turismo. Integra o grupo de pesquisa GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais, cadastrado junto ao CNPq/MCT. Experiência nas áreas de Educação e Hotelaria, com ênfase em ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em serviços, capacitação e desenvolvimento, recrutamento e seleção, sustentabilidade e hotelaria.

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Possui especialização em Avaliação à Distância pela Universidade de Brasília (1999); graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências e Letras Senador Fláquer (1982) e graduação em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz (1982). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do Curso de Pedagogia. Integra o grupo de pesquisa GRAPSE - Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais do PPGE-PUC-Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, processos de ensino e aprendizagem, formação de professores e políticas públicas em educação.

Downloads

Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos