Avaliação da extensão universitária: o papel dos fóruns nacionais
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.23Resumo
Este artigo estuda a avaliação da Extensão Universitária, no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A Extensão se fortaleceu nas IES brasileiras ao longo das décadas, como expressão de sua responsabilidade com a transformação social. Entretanto, o SINAES relega as atividades de Extensão a um segundo plano. Assim, tem-se como objetivo investigar o processo de avaliação da Extensão Universitária no âmbito dos fóruns nacionais, FOPROEX, FOREXT e FOREXP, à luz do Joint Committee on Standards for Educational Evaluation. A opção metodológica em uma abordagem qualitativa, inclui revisão da literatura, com análise documental dos fóruns nacionais. Constatou-se que o SINAES, enquanto política pública, demonstra fragilidade em subsidiar as universidades nesse campo, e que não há, no contexto dos fóruns, proposta que abarque a complexidade da Extensão Universitária, apesar do perceptível avanço em pensar uma avaliação coesa, útil e justa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.