La conversación íntima de la narrativa en la educación: expansión (auto)biográfica y diversidad cromática de los relatos. Conversación con Luis Porta

Autores

  • Adrianne Ogêda Guedes UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO https://orcid.org/0000-0001-5632-4539
  • Tiago Ribeiro INES, UNR https://orcid.org/0000-0001-7264-3388
  • Francisco Ramallo Doutor em Ciências e Artes, com Menção em Educação, Unviersidade Nacional de Rosário, Argentina. Docente e investigador do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Professor do Programa Específico em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica/Doutorado em Educação da Universidad Nacional de Rosario, Argentina. https://orcid.org/0000-0002-4611-3989

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.35

Resumo

Esta escritura deviene de una conversación no recta, aunque sí profunda y extensa respecto de la narrativa como una epistemología de lo íntimo. En la voz de Luis Porta, el lugar del investigador y la posición (auto)biográfica, se constituyen como elementos que se desplazan tanto desde el borde como desde el centro de la pesquisa en educación. Su propia biografía profesional es la excusa, entonces, para no separar a la profesión docente de la vida y para encarnar un relato de la ciencia anclando en la experiencia. Acompañada de tres imágenes y sintetizada en diez preguntas, esta entrevista recupera a lo biográfico como el centro de la profesión docente y académica, y sobre todo como una manera de (des)encapsular la institucionalidad y narrarla en términos de vida.

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Pedagoga (UCAM) e Psicóloga (UFRJ), com Formação em dança na Escola Angel Vianna e no Método Ivaldo Bertazzo. Especialista em Educação Infantil (PUC-RJ), Especialista em Alfabetização (UFRJ) e Docência do Ensino Superior (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, alocada no Departamento de Didática, atuando no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação.

Tiago Ribeiro, INES, UNR

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Educação Básica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), Brasil, e do Programa Específico em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica/Doutorado em Educação da Universidad Nacional de Rosario, Argentina. Cocoordenador do Grupo ArteGestoAção

Francisco Ramallo, Doutor em Ciências e Artes, com Menção em Educação, Unviersidade Nacional de Rosário, Argentina. Docente e investigador do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Professor do Programa Específico em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica/Doutorado em Educação da Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

Doutor em Ciências e Artes, com Menção em Educação, Unviersidade Nacional de Rosário, Argentina. Docente e investigador do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Nacional de Mar del Plata, Argentina. Professor do Programa Específico em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica/Doutorado em Educação da Universidad Nacional de Rosario, Argentina.

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

Dossiê - Pesquisa, narrativa e educação: perspectivas latino-americanas