As poesias licenciosas: interface da escrita feminina surda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.38

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar traços da literatura licenciosa feminina a partir da Cultura e Literatura Surda. Este estudo, de natureza bibliográfica, busca evidenciar poesias produzidas e publicadas por mulheres surdas, pelas mãos das escritoras-poetas Ly Neves e Shirley Vilhalva a partir de seu contexto de produção: a comunidade surda; e do seu lugar de fala: mulher surda. A discussão suscitada neste ensaio dialoga com as perspectivas de Jesus Antônio Durigan, acerca do erotismo na literatura (1985), e com Karin Strobel (2018) que afirma ser a literatura surda um recurso com o qual as memórias e as vivências dos surdos ultrapassam as mais diversas gerações. Desse modo, identificar as produções de viés sensual na escrita de mulheres surdas é, de certo modo, possibilitar que essas mulheres, muitas vezes silenciadas, demonstrem sua força e sua cultura que não deixa de dialogar com a temática licenciosa que perpassa a história da literatura mundial, como forma de marcação da identidade na história da Mulher Surda.

Biografia do Autor

Márcio Jean Fialho de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, membro do grupo permanente do PPGL - Estudos Literários, atual Coordenador Institucional PIBID-Capes . Em 2017, concluiu o primeiro Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu o segundo pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo ? USP. Possui Especialização em Teologia, pela PUC-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo. Trabalhou com formação de professores na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo durante cinco anos. Também foi um dos responsáveis pela implantação do projeto Early Bird, ensino de Inglês nas séries iniciais, junto a mesma Secretaria de Educação. Recebeu o Título de Professor Paulista, na Câmara dos Vereadores de São Paulo, em 2017. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, Ensino e Estudos da Linguagem, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada, Teoria Literária; Eça de Queirós, Teolinda Gersão, Florbela Espanca.

Shirley Vilhalva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.

Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.

Downloads

Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Dossiê - Pesquisa, narrativa e educação: perspectivas latino-americanas