Narrativas da infância e a arte fotográfica de Vivian Maier como ferramenta para a educação do olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.30

Resumo

Partindo do pressuposto de que a fotografia é uma forma de linguagem, um texto que narra e que comunica ideias, o presente artigo busca refletir sobre sua potencialidade dialógica e, nesse sentido, identificar os elementos estéticos, culturais e educativos considerando a educação para os sentidos na perspectiva da arte. Para tanto, serão analisadas fotografias autorais de Vivian Maier, com foco nos seus registros urbanos sobre a infância na cidade de Nova Iorque na segunda metade do século XX. A presente reflexão, apoia-se nos conceitos de imagem e letramento visual a partir dos estudos de Vilém Flusser, Walter Benjamin, Alberto Manguel, Susan Sontag e Lucia Santaella, entre outros autores que contemplam as temáticas abordadas neste texto. Espera-se, desse modo, contribuir para um diálogo mais estreito com a imagem fotográfica, visto sua potencialidade informativa capaz de educar para a sensibilidade do sujeito leitor bem como sua educação do olhar. 

Biografia do Autor

Ludmila Magalhães Naves, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, Especialista em Educação Infantil, pos graduanda em Arte-Educação, graduanda em Pedagogia e Bacharel em Administração. Estudou composição fotográfica no Bellevue College nos Estados Unidos. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens Leitura e Escrita – NELLE, com foco nos temas alfabetização e letramento visual, linguagens e literatura.

Dalva de Souza Lobo, Universidade Federal de Lavras

Pós-doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras - UFLA e no Programa de Pós-Graduação em Letras, da mesma universidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa INTERSIGNOS - Literatura, linguagem, tradução intersemiótica e formação docente. 

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Artigos