Alunos egressos do centro socioeducativo: uma análise linguístico-discursiva

Autores

  • Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria de Barros Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.13

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as representações de adolescentes egressos do sistema socioeducativo acerca do retorno dos mesmos às escolas. O estudo desvela a reintegração desses adolescentes no novo ambiente escolar. Quando os jovens saem da medida socioeducativa de internação para a medida de liberdade assistida, têm encontrado dificuldades para que a sua educação aconteça como um instrumento de ressocialização. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações de campo. Como suporte teórico, utilizamos a análise crítica do discurso de Fairclough (2003), a linguística sistêmico-funcional de Halliday (2004) e a filosofia do realismo crítico de Bhaskar (1989). Os dados desvelam as dificuldades encontradas pelos adolescentes egressos do sistema socioeducativo em continuar estudando e quais os caminhos encontrados por eles e por seus familiares para conseguir uma vaga nas escolas.

 

Biografia do Autor

Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. Mestre em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT), sob orientação da Profa. Dra. Solange Maria de Barros. Possui graduação em Letras: Português e Inglês. Participa do grupo de pesquisa vinculado ao CNPq "Formação crítica de educadores de línguas, análise crítica do discurso e realismo crítico". Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, com ênfase nos seguintes temas: Formação crítica de professores/as de línguas estrangeiras; Sistema Socioeducativo; Análise Crítica do Discurso.

Solange Maria de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado na Universidade de Londres (IOE), sob a orientação de Roy Bhaskar. Doutorado em linguística aplicada e estudos da linguagem (PUC/SP). Estudos doutorais na universidade de Lancaster (Reino Unido), sob a supervisão de Norman Fairclough. Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora efetiva do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR). Entre suas publicações constam: Prática pedagógica emancipatória: o professor reflexivo em processo de mudança (Pedro & Joao Editores, 2008); Formação crítica de educadores de línguas: desejos e possibilidades (Pedro & Joao Editores, 2010); Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso (Pontes Editora, 2015). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: análise crítica do discurso, realismo crítico, escola pública e formação crítica do professor. Membro do grupo brasileiro sobre discurso, pobreza e identidade (CNPq), da Associação latinoamericana de estudos do discurso (ALED), da Rede Latinoamericana de estudos do discurso da Pobreza Extrema (REDLAD). Membro do Jornal de Linguagem e Sociedade (Papers on Language in Society), do Núcleo de Estudos da Linguagem e Sociedade (Nelis / UnB / Brasil). Membro da Associação Internacional do Realismo Crítico. Membro do Conselho Editorial do International Journal of Humanities and Cultural Studies (IJHCS).

Downloads

Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

LEITURA, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM PRISÕES