Alunos egressos do centro socioeducativo: uma análise linguístico-discursiva
DOI:
https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.13Resumo
O artigo tem como objetivo analisar as representações de adolescentes egressos do sistema socioeducativo acerca do retorno dos mesmos às escolas. O estudo desvela a reintegração desses adolescentes no novo ambiente escolar. Quando os jovens saem da medida socioeducativa de internação para a medida de liberdade assistida, têm encontrado dificuldades para que a sua educação aconteça como um instrumento de ressocialização. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observações de campo. Como suporte teórico, utilizamos a análise crítica do discurso de Fairclough (2003), a linguística sistêmico-funcional de Halliday (2004) e a filosofia do realismo crítico de Bhaskar (1989). Os dados desvelam as dificuldades encontradas pelos adolescentes egressos do sistema socioeducativo em continuar estudando e quais os caminhos encontrados por eles e por seus familiares para conseguir uma vaga nas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Educação Unisinos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Educação Unisinos acima explicitadas.