Medicalização da educação: problematizações e arquegenealogia a partir da “Revista de Educação” do estado do Espírito Santo (1934-1937)

Autores

  • Débora Nascimento de Oliveira Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Elizabete Bassani Universidade Federal do Espírito Santo
  • Jair Ronchi Filho Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.24

Resumo

Este artigo é resultado de parte de uma dissertação de mestrado que objetivou problematizar a disseminação de discursos medicalizantes na educação infantil. O conceito de medicalização é apresentado segundo a perspectiva de autores como Foucault, Illich, Szasz, entre outros teóricos. O texto trata como essencial o conceito de discurso a partir de Foucault, desse modo desenvolvemos uma arquegenealogia, a qual consistiu em uma pesquisa documental que utilizou como monumento a “Revista de Educação”, publicada no estado do Espírito Santo entre os anos de 1934 e 1937. Selecionamos para análise matérias que explicitavam, em especial, o valor destinado às relações entre educação e saúde, enfatizando a hierarquia saber/poder da saúde sobre a educação, trazendo inúmeros preceitos higienistas que nos permitiram uma compreensão sobre como os referidos escritos disseminaram preconceitos e exclusões nos cotidianos escolares no estado do Espírito Santo.

Biografia do Autor

Débora Nascimento de Oliveira, Prefeitura Municipal de Cariacica

Professora do Ensino Básico na Prefeitura Municipal de Cariacica

Mestra em educação pelo Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba

Elizabete Bassani, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia (1989), mestrado em Psicologia (1995) e doutorado em Educação (2013) - Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência em docência do ensino superior e em psicologia clínica e escolar. Desenvolve pesquisa e extensão tendo como principal tema a medicalização da educação. Atualmente é professora Adjunto II no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Jair Ronchi Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia, Pedagogia, e Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, Mestrado em Educação(Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais) PPGE - UFES. Doutorado em Educação (Escola, currículo, sociedade e cultura) - PPGE - UFES. Atualmente é Professor Associado do Centro de Educação da UFES, Professor do Programa de Pós- Graduação de Mestrado Profissional em Educação - PPGMPE/UFES. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social (Niepacis), Pesquisador Convidado do Núcleo de Estudos em Subjetividade e Política (NEPESP) do Departamento de Psicologia da UFES. Tem experiência na área de Educação Infantil, tendo como foco de interesse para pesquisa, a educação infantil, a educação inclusiva, a Medicalização da Educação, o trabalho docente , a formação do professor, a análise da organização do trabalho na escola e seus efeitos na saúde docente.

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Publicado

2021-09-24

Edição

Seção

Artigos