Síndrome de Burnout em Psicólogos: Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez Ulbra
  • Vanessa da Silva Marques Unisinos
  • Michelle Engers Taube Unisinos
  • Mary Sandra Carlotto Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.12

Resumo

Este artigo objetivou levantar e sumarizar os principais resultados de pesquisas realizadas sobre a Síndrome de Burnout em Psicólogos. Foram consultadas as bases de dados PsycINFO, Scielo e PubMed entre os anos de 2009 e 2019. O procedimento de busca definido pelos descritores “Síndrome de Burnout” e “Psicólogos” obteve, após critérios de inclusão e exclusão, 16 artigos que foram avaliados a partir de oito categorias de análise. A análise dos resultados indicou predominância de estudos quantitativos e transversais, realizados nos E.U.A. As variáveis mais investigadas foram sexo e tempo de serviço na profissão. Os achados dos estudos indicam a necessidade de novas pesquisas de método qualitativo, experimental, longitudinal e que enfoquem a influência das características da personalidade do indivíduo, as formas de enfrentamento e as repercussões que o apoio da família ou os conflitos derivados dessa relação possam ocasionar.

Biografia do Autor

Sandra Yvonne Spiendler Rodriguez, Ulbra

Graduada em Administração de Empresas e Psicologia, MBA em Gestão Estratégica. Mestre em Psicologia Clínica e Doutora em Psicologia Social. Professora Adjunta da Escola de Saúde e Bem Estar do Centro Univeritário Fadergs do curso de Psicologia, Administração de Empresas e Tecnólogo de R.H. Foi docente de graduação em Administração de Empresas da Faculdade Decision de Negócios. É Professora convidada dos Programas de Pós-Graduação da Fadergs, UFRGS e Univates. Coordenou o Grupo de Pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho (Faculdade Decision de Negócios). É Professora pesquisadora da Escola de Saúde e Bem Estar da Fadergs e exerce liderança do grupo de pesquisa de Saúde do Trabalhador. É Consultora de R.H. atuando na promoção de Saúde do Trabalhador, Doenças Ocupacionais, Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão e Negócios, Gestão de Cultura e Clima Organizacional, Desenvolvimento de Lideranças, Captação e Seleção de Talentos, Avaliação Psicológica, Psicologia dos Grupos.Focos de interesse: docência e pesquisa em temáticas associadas a promoção de qualidade de vida no trabalho.

Vanessa da Silva Marques, Unisinos

Psicóloga, Graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2010); Doutoranda em Psicologia Clínica - UNISINOS; Mestra em Gestão Educacional - MPGE - UNISINOS (2016). Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental - WP/FACCAT (2012) e Especialista em Psicologia Hospitalar- IEP Hospital Moinhos de Vento (2012), também possui Formação em Terapias dos Esquemas - Wainer Psicologia/NYC Institute for Schema Therapy(2016). Atualmente, além de realizar psicologia clínica para crianças, adolescentes e adultos, Consultoria Empresarial e Desenvolvimento de Equipes, em consultório particular, é Docente do MBA- Desenvolvimento Humano e Liderança na Faculdade Murialdo, e docente convidada em outras instituições de ensino.

Michelle Engers Taube, Unisinos

Doutoranda em Psicologia Clínica (2019) na UNISINOS, Mestra em Psicologia Clínica (2017) pela UNISINOS, Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho (2018) e do Trânsito (2015) pelo Conselho Federal de Psicologia, Formação em Coaching pelo IBC e Faculdade Monteiro Lobato (2015) e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG (2008), Especialização em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Desenvolvimento Global (2003) e graduada em Psicologia pela URI (2001).
Integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional GPPSO - UNISINOS. Estuda a prática psicológica que focaliza a sua atenção na organização e contexto do trabalho como fontes de estresse e de riscos para a saúde.  Busca a melhoria da qualidade de vida no/do trabalho com foco na saúde e bem-estar dos trabalhadores e organizações. 
Facilitadora de processos de desenvolvimento humano, individual e coletivo e mediadora do relacionamento humano em contextos de mudança de cultura organizacional e modelos de gestão.
Profissional da área da psicologia desde 2001 orientada para o desenvolvimento das pessoas, organizações, equipes e lideranças, clima organizacional, programas de qualidade de vida, acompanhamento de profissionais e atendimento clínico baseado na teoria Cognitivo-Comportamental. Professora de cursos de graduação e pós graduação nas disciplinas de Psicologia do Trabalho, Gestão de pessoas e Coaching e facilitadora de grupos.

Mary Sandra Carlotto, Unisinos

Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2005). Pós-doutorado pela Universidade de Valencia/Espanha (2010). Professora do Curso de Psicologia e do PPG em Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Psicologia da Saúde Ocupacional (GPPSO). Membro da equipe de investigação da Unidad de Investigación Psicosocial de la Conducta Organizacional (UNIPSICO) - Universidade de Valencia - Espanha. Membro da equipe de investigação do Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Universidade do Porto - Portugal. Membership of Society for Occupational Health Psychology (EUA). Membro da ABECiPsi - Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia. Editora Associada da Revista Quaderns de Psicologia/Barcelona/Espanha . Principais temas de pesquisa: Riscos Psicossociais no Trabalho; Estresse e Coping Ocupacional, Síndrome de Burnout; Assédio Moral; Adição ao Trabalho; Tecnoestresse; Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; Bem-estar no Trabalho; Work Design; LIderança; interação Trabalho-Família..

Downloads

Publicado

2021-03-15

Edição

Seção

Artigos