Homens Autores de Violência contra Mulher: Um Estudo Descritivo

Autores

  • Julliane Quevedo de Moura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Thays Carolyna Pires Mazzini Bordini   Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Julia Vazquez Ennes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Magalie Felix Kucera Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Cris Krindges Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)
  • Luísa Fernanda Habigzang Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.09

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo identificar e compreender fatores de risco individuais e familiares da perpetuação da violência, por meio de um estudo descritivo de caráter transversal. Participaram desta pesquisa oito homens que estavam respondendo a processo judicial pautado na Lei Maria da Penha. Os resultados apontaram presença de histórico de maus-tratos na infância, percepção de reciprocidade de violência entre o casal, concordância com crenças legitimadoras de violência conjugal, expressão de raiva desadaptativa, bem como uso de substâncias. Identificar fatores de risco que fazem parte da manutenção da violência entre parceiros íntimos possibilita a criação de intervenções efetivas. As intervenções devem ter como foco aprendizagem de estratégias para regulação de emoções, como raiva, bem como a reestruturação de crenças legitimadoras de violência de gênero.

Biografia do Autor

Julliane Quevedo de Moura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Julliane Quevedo de MouraPsicóloga CRP 07/25139, Especialista em Terapia Cognitivo-comportamental, Mestra em Psicologia Clínica (PUCRS). Doutoranda em Psicologia (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa Violência, vulnerabilidadee Intervenção Clínica (GPeVVIC/PUCRS)

Thays Carolyna Pires Mazzini Bordini  , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicóloga. Mestranda em Psicologia (PUCRS), integrante do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC/PUCRS)

Julia Vazquez Ennes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante de graduação em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, auxiliar de pesquisa no Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPeVVIC/PUCRS)

Magalie Felix Kucera, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Estudande de graduação em psicologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Violência, vulnerabilidade e Intervenção Clínica (GPeVVIC/PUCRS)

Cris Krindges, Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)

Psicóloga, mestra em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM)

Luísa Fernanda Habigzang, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicóloga. Doutora em Psicologia. Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Violência, Vulnerabilidade e Intervenções Clínicas (GPEVVIC/PUCRS)

Downloads

Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos