Tornando-se um profissional: comparando quatro intervenções para promover mudança de identidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/5482Resumo
Este artigo descreve os principais resultados de um estudo cujo objetivo foi promover uma transição positiva do desenvolvimento envolvendo uma mudança de identidade: da fase de estudante para a profissional. Levando-se em consideração a literatura recente sobre promoção do desenvolvimento positivo na adolescência, foi delineada uma intervenção ideográfica orientada para o processo. O objetivo foi comparar os efeitos de quatro diferentes tipos de intervenção: remediativa, generativa, aprendizagem de vida e uma integração das três. Doze estudantes pertencentes a dois diferentes grupos (6 estudantes universitários e 6 de uma escola técnica) foram acompanhados durante três meses após uma entrevista inicial. Cada participante foi alocado em um grupo experimental, de acordo com o tipo de intervenção: G1 Remediativa, G2. Generativa. G3. Aprendizagem de vida, G4. Integrativa, G5 Entrevista, G6. Controle. Além da entrevista e intervenção foram realizados dois testes qualitativos sobre as mudanças ocorridas um e três meses após as diferentes intervenções. Neste artigo serão descritas as características das diferentes intervenções, as comparações dos principais efeitos e os principais resultados das sessões. Finalizando, serão apresentadas algumas concepções úteis para a preparação de intervenções desenvolvimentais que lidam com transições.
Palavras-chave: transição, identidade, intervenção, processo, ideográfico.Downloads
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