Representação social do psicólogo em uma clínica-escola do município de Taquara/RS

Autores

  • Camila Roberta Lahm
  • Mariana Gonçalves Boeckel

DOI:

https://doi.org/10.4013/5481

Resumo

O termo Representação Social (RS) é designado como um conjunto de conceitos, afirmações e explicações originadas no cotidiano, reconhecidos como o conhecimento do senso comum, partilhado nas relações entre as pessoas. A partir dessa definição, este estudo teve como objetivo identificar as Representações Sociais do profissional de Psicologia por pacientes da área Clínica de um Centro de Serviço-Escola do município de Taquara/RS. Para realização do estudo foi utilizada uma abordagem de natureza qualitativa, já que se buscou focalizar o fenômeno mediante a metodologia da Análise de Conteúdo, com a aplicação de 22 questionários junto aos pacientes que realizaram triagem no Centro de Serviços em Psicologia – CESEP. O questionário usado na coleta de dados compreende questões abertas que indagam sobre a significação do papel do(a) psicólogo(a), com o objetivo de reunir informações acerca das concepções sobre esse profissional e seu trabalho. As informações coletadas foram analisadas por meio de leitura flutuante e apreciação do material, do qual se extraíram elementos que configuraram as categorias correspondentes às representações sociais do(a) psicólogo(a) nesse contexto. Os resultados evidenciaram aspectos relacionados à função de entender, ajudar, orientar, escutar e auxiliar na resolução de problemas/ conflitos em diferentes âmbitos da vida dos indivíduos. Essas considerações, relacionadas a aspectos positivos, corroboram com os achados de estudos anteriores e servirão de mote para estudos posteriores no âmbito das Representações Sociais (RS) em diferentes contextos.

Palavras-chave: representação social, psicólogo, clínica-escola.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos