Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Michelle Regina da Natividade
  • Maria Chalfin Coutinho
  • Andréa Vieira Zanella

Resumo

Neste artigo discute-se o uso do desenho como procedimento complementar à entrevista em pesquisas com crianças. Esta discussão foi baseada em uma pesquisa que investigou os sentidos do trabalho atribuídos por crianças de 7 a 8 anos de idade, com a utilização do desenho como recurso. O desenho infantil é compreendido, à luz da perspectiva histórico-cultural em psicologia, como forma de linguagem na qual se expressa e constitui a imaginação criadora do ser humano. Para a análise dos resultados, sob esse enfoque, é importante considerar tanto o processo de desenhar, as condições de sua produção – que necessariamente requerem o olhar para as relações entre pesquisador e sujeito da pesquisa – quanto o produto final. Isto porque o desenho expressa significados compartilhados socialmente, porém os sentidos que o autor/criança atribui ao desenho produzido somente podem ser compreendidos com as explicações da criança sobre o que produziu. Por meio da verbalização sobre o desenho é que se podem obter informações significativas sobre o contexto histórico-cultural em que a criança vive e como o significa.

Palavras-chave: desenho infantil, pesquisa, perspectiva histórico-cultural.

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Publicado

2021-05-30

Edição

Seção

Artigos