Intervenção psicopedagógica em universitários brasileiros identificados com altas habilidades/superdotação
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.153.08Resumo
Em que pese a importância de atendimento às necessidades específicas de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), sobretudo para garantir seu desenvolvimento pleno quanto para promover a produtividade do potencial humano de um país, as ações voltadas para identificação e acompanhamento das AH/SD no ensino superior brasileiro ainda são incipientes. Logo, o presente artigo descreve um conjunto de procedimentos psicopedagógicos desenvolvidos pelo Programa de Evidenciamento Global de AH/SD nas universidades (PEGAHSUS) para promover a inclusão socioemocional destes estudantes. As ações perpassam pelo processo de identificação de AH/SD, monitoramento psicoeducacional e intervenção psicopedagógica. 1169 universitários participaram, entre 2017-2019, do processo de identificação, 165 completaram a avaliação psicológica e 105 tiveram identificação de AH/SD. Com o monitoramento psicoeducacional verificou-se as necessidades destes estudantes. Foram propostas três categorias de intervenção psicopedagógica que atenderam a 56 universitários de diferentes cursos: GATHERING para enriquecimento curricular; GO-PEGAHSUS grupo operativo com temas de autopercepção, assertividade, falar em público, tolerância a frustração, resiliência, ansiedade, perfeccionismo e características socioemocionais de AH/SD; Rodas de Conversa sobre AH/SD. Este estudo demonstra a eficácia de um programa na identificação, acolhimento e intervenção nas AH/SD, ampara-se na necessidade de formação e disseminação de práticas inclusivas no ensino superior promotoras de desenvolvimento humano e institucional.
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