Psicoterapia Breve On-line e o Cuidado em Saúde Mental na Universidade

Autores

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo
  • Deise Coelho de Souza Universidade de São Paulo
  • Patrícia Paiva Carvalho Universidade de São Paulo
  • Vivian Fukumasu da Cunha Universidade de São Paulo
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2022.152.02

Resumo

O objetivo deste estudo foi refletir sobre as dificuldades e as possibilidades da psicoterapia on-line oferecida a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de caso exploratório relatado a partir de duas pacientes/clientes atendidas em um serviço de apoio psicológico existente em uma Universidade pública do Estado de São Paulo e que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Os atendimentos na abordagem cognitivo-comportamental ocorreram de maneira remota ao longo de 2020 e início de 2021 junto a estudantes de um curso da área da saúde. Identificou-se que o atendimento psicoterápico breve nessa modalidade possibilitou acesso a recursos de acolhimento e enfrentamento em um momento de fragilidade por meio do desenvolvimento da autorregulação emocional, autoconhecimento e melhora na gestão de conflitos interpessoais e de sintomas de ansiedade motivados, sobretudo, pelo contexto de incerteza e de suspensão de aulas presenciais, estágios e atividades práticas. Os desafios trazidos para a psicoterapia relacionaram-se à impossibilidade do contato presencial entre terapeuta e paciente, a falhas na tecnologia de comunicação durante as sessões, dificuldade de controle do setting e, consequentemente, de manutenção do sigilo. Endereçamentos nos campos da psicoterapia e do acolhimento estudantil foram apresentados a partir dos casos atendidos.

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Publicado

2022-10-10

Edição

Seção

Artigos