Estresse Parental e Relacionamento Conjugal em Pais de Crianças com Transtorno do Espectro Autista: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.12Resumo
O objetivo desse estudo foi levantar a produção científica sobre estresse parental e relacionamento conjugal em pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Produziu-se uma Revisão Integrativa da Literatura correspondente aos últimos dez anos (2010-2020). As bases de dados consultadas foram: BVS; CAPES; PePSIC; PubMed; SciELO. Utilizaram-se as seguintes combinações de palavras, em português e suas equivalentes em inglês: Autismo AND Estresse Parental AND Relacionamento Conjugal; Autismo AND Estresse Parental AND Relação Conjugal; Autismo AND Estresse Parental AND Relação Marital; Autismo AND Estresse Parental AND Conjugalidade. Trinta e nove artigos adequaram-se aos critérios de inclusão. Constatou-se uma prevalência de estudos transversais, quantitativos, explicativos e da abordagem sistêmica. Como fatores de risco à saúde do casal, cita-se a sobrecarga de cuidados, o isolamento e a situação socioeconômica. Os fatores de proteção, por sua vez, aparecem associados ao diálogo, a união, a divisão de tarefas, ao amparo do parceiro e as redes de apoio, além de intervenções de caráter informacional e/ou terapêutico. Essa pesquisa apresenta-se como um norteador para futuras produções científicas e ainda, demonstra-se como um meio instrutivo para a implementação de intervenções para esse público que levem em consideração o caráter bidirecional das relações familiares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.