Re-escolha profissional: relato de experiência de orientação profissional com estudantes do Ensino Normal
DOI:
https://doi.org/10.4013/4562Resumo
Programas de orientação profissional cumprem sua função quando levam indivíduos a analisarem suas características e explorarem aspectos de sua personalidade que possam influenciar no processo de escolha. Foi realizado um programa de orientação profissional com um grupo de nove estudantes do quarto ano do Ensino Normal de uma escola privada do Rio Grande do Sul. Esta intervenção foi destinada a um público pouco explorado por programas de orientação profissional e indica a importância de práticas voltadas a este público. Por meio de discussões, objetivou-se despertar nos alunos o interesse pelo assunto da escolha e re-escolha profissional. Foram realizados seis encontros, abordando temas como dúvidas, escolhas, profissões e família. Evidenciou-se que os alunos possuíam dúvidas quanto à inserção no mercado profissional e/ou quanto a cursar uma faculdade, tendo, assim, que vivenciar um momento de re-escolha profissional. A vivência do projeto foi vista como satisfatória pelos participantes, uma vez que os alunos relataram ganhos significativos com a participação neste.
Palavras-chave: orientação profissional, Ensino Normal, psicologia escolar.Downloads
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