Fatores Preditores de Abandono em um Programa Baseado na Terapia de Aceitação e Compromisso para Redução do Estresse em Universitários
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.08Resumo
Estudos tem mostrado um aumento nos níveis de estresse e outras psicopatologias em universitários. Porém, a busca por ajuda e a adesão a programas ou serviços de saúde mental nas universidades ainda é menor que a demanda. O objetivo deste estudo foi avaliar os preditores de abandono entre estudantes de graduação, que se propuseram a participar de um programa baseado na Terapia de Aceitação e Compromisso para redução do estresse. Trata-se de um estudo longitudinal retrospectivo. No total, 44 estudantes iniciaram o programa e 21 completaram a intervenção. O índice de abandono nesta amostra foi compatível com estudos anteriores. Foram realizadas análises de regressão logística binária para identificar variáveis potencialmente preditivas de abandono. As análises apontaram como principal fator preditor de desistência a sintomatologia de depressão, que apresentou diferença estatisticamente significativa (p=0,021) na comparação entre os grupos. Assim, considera-se fundamental incluir, nas intervenções em saúde mental para universitários estratégicas específicas para esta sintomatologia, a qual pode influenciar significativamente a não adesão aos programas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.