Psicoterapia Breve On-line e o Cuidado em Saúde Mental na Universidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2022.152.02Resumo
O objetivo deste estudo foi refletir sobre as dificuldades e as possibilidades da psicoterapia on-line oferecida a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de caso exploratório relatado a partir de duas pacientes/clientes atendidas em um serviço de apoio psicológico existente em uma Universidade pública do Estado de São Paulo e que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Os atendimentos na abordagem cognitivo-comportamental ocorreram de maneira remota ao longo de 2020 e início de 2021 junto a estudantes de um curso da área da saúde. Identificou-se que o atendimento psicoterápico breve nessa modalidade possibilitou acesso a recursos de acolhimento e enfrentamento em um momento de fragilidade por meio do desenvolvimento da autorregulação emocional, autoconhecimento e melhora na gestão de conflitos interpessoais e de sintomas de ansiedade motivados, sobretudo, pelo contexto de incerteza e de suspensão de aulas presenciais, estágios e atividades práticas. Os desafios trazidos para a psicoterapia relacionaram-se à impossibilidade do contato presencial entre terapeuta e paciente, a falhas na tecnologia de comunicação durante as sessões, dificuldade de controle do setting e, consequentemente, de manutenção do sigilo. Endereçamentos nos campos da psicoterapia e do acolhimento estudantil foram apresentados a partir dos casos atendidos.
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