Educadores Sociais em Abrigos Destinados a Crianças e Adolescentes: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2021.141.13Resumo
O presente artigo objetivou realizar uma revisão sistemática das pesquisas empíricas sobre educadores sociais em abrigos destinados a crianças e adolescentes. Foram consultados os artigos disponíveis nas plataformas (Google Acadêmico, SciELO, Redalyc, Periódicos CAPES/MEC, Pepsic e BVS Psicologia Brasil) para identificar as pesquisas publicadas no período de 2015 a 2020. Dez artigos incluídos foram categorizados em cinco categorias: Vivência, Vínculo, Prática, Transtornos Mentais, e Formação. Destacou-se a importância dos educadores enquanto atores sociais e aspectos das necessidades deles: reconhecer os afetos, pois o cuidado se apresentou como uma tarefa, e assim, revelou risco de adquirir um caráter operacional e assistencialista; capacitação inicial baseada em critérios de qualidade; formação continuada com o apoio e parceria de profissionais que possuam conhecimento reconhecido no assunto e oferta de serviços de assistência psicológica e psiquiátrica. Trata-se de uma temática de estudo que possibilita a análise de aspectos psicossociais para o desenvolvimento de intervenções com o foco nas necessidades dos educadores sociais.
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