Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos
Resumo
A presente pesquisa trata de materiais de ensino livres e abertos no âmbito digital, conhecidos, na literatura, como Recursos Educacionais Abertos (REA). O objetivo primário é, a partir da análise da ferramenta Ensino de Línguas Online (ELO), delinear o conceito do que convencionamos chamar de Sistema de Autoria Abertos (SAA), um sistema baseado nos princípios da colaboração em massa e desenvolvido para facilitar a produção, adaptação e licenciamento dos REA. O objetivo secundário é descrever os diferentes processos que garantem a abertura desses REA, com foco no que é conhecido como os 4 R´s: Reuso, Revisão, Remixagem e Redistribuição, levando também em consideração a questão da autoria, com a inserção das licenças de uso Creative Commons, amplamente recomendadas entre os pesquisadores da área. A metodologia do estudo está de acordo com os postulados teóricos da pesquisa qualitativa em Educação e descreve o SAA proposto para a elaboração dos REA. Os resultados indicam que o SAA analisado, pelas condições que oferece em termos de usabilidade para o professor, facilidade de acesso, capacidade de armazenamento na nuvem e possibilidade de licenciamento aberto, tem condições de proporcionar aos professores a experiência da colaboração em massa para a produção de REA na área de línguas.
Palavras-chave: recursos educacionais abertos, sistemas de autoria abertos, licenças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.