Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos

Autores

  • André Firpo Beviláqua Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Vilson José Leffa Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Alan Ricardo Costa Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) / Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)

Resumo

A presente pesquisa trata de materiais de ensino livres e abertos no âmbito digital, conhecidos, na literatura, como Recursos Educacionais Abertos (REA). O objetivo primário é, a partir da análise da ferramenta Ensino de Línguas Online (ELO), delinear o conceito do que convencionamos chamar de Sistema de Autoria Abertos (SAA), um sistema baseado nos princípios da colaboração em massa e desenvolvido para facilitar a produção, adaptação e licenciamento dos REA. O objetivo secundário é descrever os diferentes processos que garantem a abertura desses REA, com foco no que é conhecido como os 4 R´s: Reuso, Revisão, Remixagem e Redistribuição, levando também em consideração a questão da autoria, com a inserção das licenças de uso Creative Commons, amplamente recomendadas entre os pesquisadores da área. A metodologia do estudo está de acordo com os postulados teóricos da pesquisa qualitativa em Educação e descreve o SAA proposto para a elaboração dos REA. Os resultados indicam que o SAA analisado, pelas condições que oferece em termos de usabilidade para o professor, facilidade de acesso, capacidade de armazenamento na nuvem e possibilidade de licenciamento aberto, tem condições de proporcionar aos professores a experiência da colaboração em massa para a produção de REA na área de línguas.

Palavras-chave: recursos educacionais abertos, sistemas de autoria abertos, licenças.

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Publicado

2017-05-03

Como Citar

Beviláqua, A. F., Leffa, V. J., Costa, A. R., & Fialho, V. R. (2017). Ensino de línguas online: um sistema de autoria aberto para a produção e adaptação de recursos educacionais abertos. Calidoscópio, 15(1), 190–200. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.15

Edição

Seção

Artigos