Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital

Autores

  • Susana Cristina Reis Universidade Federal da UFSM
  • Adilson Fernandes Gomes PPGTER/UFSM

Resumo

Estudos de pesquisadores brasileiros na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador são significativos para estabelecer panoramas sobre o uso de tecnologias no ensino de línguas quando a temática é letramento digital. Em se tratando de produção de materiais e de atividades didáticas para o contexto digital, é fundamental que o professor saiba explorar ferramentas disponíveis nesse contexto para efetivamente utilizá-las em sala de aula. Este artigo tem como objetivos: (a) destacar o uso do podcast como um recurso da Internet que permite ao professor planejar, elaborar e testar atividades que envolvam a compreensão e a produção oral em língua estrangeira; (b) discutir em que medida as atividades propostas por meio desse recurso podem contribuir para o letramento digital tanto de professores quanto de alunos; (c) reportar resultados da experiência de análise de sites e de produção de podcasts que envolvam multiletramentos. Para isso, primeiramente realizamos um mapeamento na Internet de sites contendo podcasts, bem como a seleção e análise desse recurso. No segundo momento, propomos um estudo piloto envolvendo o uso de podcasts com vista a promover o letramento digital de alunos e professores. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicam que o uso de podcasts pode contribuir significativamente não só para o ensino da língua, mas também para o letramento digital e a fluência tecnológica do professor e do aluno. Para tanto, faz-se necessário conhecer as potencialidades didáticas dos podcasts para elaborar atividades que contemplem os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, sugerimos indicadores de análise, os quais podem auxiliar o professor em serviço tanto na seleção e análise de podcasts para uso em sala de aula, quanto para a produção de atividades que envolvam tal tecnologia.

Palavras-chave: letramento digital, podcast, ensino da língua inglesa, proposta de atividade.

Biografia do Autor

Susana Cristina Reis, Universidade Federal da UFSM

Professora adjunto do Curso de Letras da UFSM, possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Letras pela Unversidade Federal de Santa Maria. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas mediado por computador, ensino de leitura em língua inglesa, educação a distância e produção de jogos educativos online.Tem desenvolvido pesquisas sobre games online, letramento digital, formação (continuada) de professores para o contexto digital, Elaboração de material didático digital e EAD.

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

Reis, S. C., & Gomes, A. F. (2014). Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, 12(3), 367–379. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.123.11