Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital
Resumo
Estudos de pesquisadores brasileiros na área de ensino e aprendizagem de línguas mediado por computador são significativos para estabelecer panoramas sobre o uso de tecnologias no ensino de línguas quando a temática é letramento digital. Em se tratando de produção de materiais e de atividades didáticas para o contexto digital, é fundamental que o professor saiba explorar ferramentas disponíveis nesse contexto para efetivamente utilizá-las em sala de aula. Este artigo tem como objetivos: (a) destacar o uso do podcast como um recurso da Internet que permite ao professor planejar, elaborar e testar atividades que envolvam a compreensão e a produção oral em língua estrangeira; (b) discutir em que medida as atividades propostas por meio desse recurso podem contribuir para o letramento digital tanto de professores quanto de alunos; (c) reportar resultados da experiência de análise de sites e de produção de podcasts que envolvam multiletramentos. Para isso, primeiramente realizamos um mapeamento na Internet de sites contendo podcasts, bem como a seleção e análise desse recurso. No segundo momento, propomos um estudo piloto envolvendo o uso de podcasts com vista a promover o letramento digital de alunos e professores. A partir da análise e da experiência vivenciada, os resultados indicam que o uso de podcasts pode contribuir significativamente não só para o ensino da língua, mas também para o letramento digital e a fluência tecnológica do professor e do aluno. Para tanto, faz-se necessário conhecer as potencialidades didáticas dos podcasts para elaborar atividades que contemplem os interesses e as necessidades dos alunos. Assim, sugerimos indicadores de análise, os quais podem auxiliar o professor em serviço tanto na seleção e análise de podcasts para uso em sala de aula, quanto para a produção de atividades que envolvam tal tecnologia.
Palavras-chave: letramento digital, podcast, ensino da língua inglesa, proposta de atividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.