Identidade lexical, funcionamento enunciativo e variação semântica para a Teoria das Operações Enunciativas

Autores

  • Márcia Romero Professora Doutora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
  • Vanessa Santana Lima Trauzzola Mestre pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem semântica diferenciada da relação que os lexemas verbais mantêm com os contextos nos quais se inserem e cuja construção enunciativa sustentam. Fundamentase no princípio de que os modelos composicionais de constituição do sentido de um enunciado são insuficientes para explicar, de um lado, as interações entre as unidades linguísticas que lhe dão forma, de outro, as variações semânticas observadas. Tomando como ilustração a análise do funcionamento enunciativo dos verbos romper e quebrar em português brasileiro (PB), busca evidenciar em que medida os processos semânticos próprios a estas unidades se aproximam e se distanciam nas cenas enunciativas que constroem. O quadro teórico-metodológico adotado é o da Teoria das Operações Enunciativas, referencial inscrito no campo da Linguística da Enunciação e que tem na prática de elaboração de glosas seu fundamento analítico. Operação sustentada pela atividade epilinguística constitutiva da linguagem, a glosa se estabelece pela manipulação controlada do material empírico, que expõe circunstâncias e restrições referentes ao emprego dos verbos em articulação com seus contextos de inserção.

Palavras-chave: identidade e variação semânticas, lexemas verbais, abordagem enunciativa, português brasileiro, análise contrastiva de romper e quebrar.

Biografia do Autor

Márcia Romero, Professora Doutora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo, DEA em Ciências da Linguagem pela Universidade de Paris X, Nanterre, e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Com bolsa do CNPq de Doutorado, participou de pesquisas relacionadas à área de semântica lexical sob a orientação de Jean-Jacques Franckel junto às Universidades de Paris X e Paris VII. É docente pesquisador e orientador da Universidade Federal de São Paulo (Departamento de Educação) e pesquisador vinculado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (membro do grupo de pesquisa NALingua, Departamento de Linguística). Tem atuado, desde 2009, junto à Universidade de Paris Diderot (Paris VII, UFR Linguística) sob a supervisão de Denis Paillard. Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, interessando-se principalmente pelos seguintes temas: linguística da enunciação (Teoria das Operações Enunciativas), semântica lexical, ensino/aprendizagem de língua e aquisição de linguagem.

Vanessa Santana Lima Trauzzola, Mestre pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

Romero, M., & Lima Trauzzola, V. S. (2014). Identidade lexical, funcionamento enunciativo e variação semântica para a Teoria das Operações Enunciativas. Calidoscópio, 12(2), 239–248. Recuperado de https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.122.11

Edição

Seção

Artigos